Porcelanato: conheça mais sobre o acabamento!

Brunatto em fevereiro 16, 2021

Parece que é um produto de 10 anos atrás, mas o porcelanato já existia desde 80, na Itália. Esse acabamento começou depois a ser importado, no Brasil somente em 1995 que sua produção começou.

O que o difere dos demais acabamentos para o chão é sua produção. Grande parte dos fabricantes colocam na composição argila, areias, caulins e outros aditivos que acha necessário.

Com uso interno e externo, tornou-se a sensação do mercado de acabamentos, porque quando comparado a cerâmica sua resistência é muito maior.

Tipos de porcelanato que existem
Basicamente eles se dividem em 2 categorias, o porcelanato técnico, que engloba dois subtipos, o polido e o natural. E o esmaltado, que diferente dos outros, recebe uma classificação chamada PEI, que significa a abreviação em inglês de Porcelain Enamel Institute – responsável pela regulamentação dessa classificação.

Porcelanato Esmaltado
Possui um brilho intenso, com texturas que variam de acordo com o esmalte, que se divide em polido, acetinado e hard, diferente dos outros sua aplicação é indicada de acordo com o PEI.


O PEI classifica as cerâmicas por sua resistência ao natural desgaste que o acabamento pode sofrer, ao dizer para qual ambiente será usado, o vendedor vai indicar o mais apropriado.

Esta opção tem várias indicações conforme a aplicação do produto:

LA – Paredes, sem fluxo de pessoas.

LB – Pouco fluxo de pessoas, pode ser para áreas externas.

LC – Ambientes comerciais sem fluxo de pessoas ou ambientes residenciais comuns.

LD – Grande fluxo de pessoas, o que engloba, áreas comerciais e residenciais.

LE – Pode ser usado em ambientes comerciais, residenciais e externos, como shoppings, corredores, metrôs, supermercados e até praças, pois a resistência é alta.

Alguns modelos para você se inspirar:

Porcelanato Polido
O primeiro da categoria dos técnicos, apresenta bastante brilho e seu nome se dá pelo polimento mecânico que recebe, além da camada protetora por cima.

Porcelanato polido: luminosita sgr nat

Porcelanato Natural
Ao contrário do polido, não recebe nenhum polimento. O que confere a característica de anti derrapante, excelente para locais com água, como lavanderias, banheiros, cozinhas e até garagem.

Porcelanato natural: dom sbe nat

Porcelanato  bold (retificado)
O porcelanato bold tem as bordas arredondadas, que é a opção mais tradicional. Já o retificado possui bordas retas ou lapidadas, que trazem um acabamento mais moderno e clean.

Porcelanato york sgr bold

Porcelanato certo para cada ambiente
Falamos das três opções mais comuns no mercado e de fácil acesso. Porém, cada uma possui características únicas e que nem sempre podem ser usadas em todos os cômodos da casa.

Para facilitar na escolha, trouxemos de acordo com o ambiente a opção mais indicada. Anota:

Quarto, sala e corredores: polido, esmaltado ou acetinado, as cores e estilos vão depender da decoração, como a variedade é grande, pode ser colocado de acordo com o projeto, de forma harmônica.

Porcelanato polido: lumina marquina pol

Cozinha, banheiro e lavanderias: acetinados, que imitam cimento ou com tons neutros, porém cores claras exigem limpeza recorrente. 


Áreas externas (churrasqueiras, área da piscina e gourmet):
acetinados também, com estampa de cimento e madeira que combinam com vários tipos de decoração.

Limpeza de porcelanato, sem erros

Parece tão óbvio, mas muita gente erra e acaba danificando o acabamento sem saber o que passar e como limpar a superfície. Basicamente a higiene deste acabamento ocorre em 4 etapas:

  1. Use uma vassoura de pelos comum ou o aspirador de pós para retirar a poeira superficial, assim evita arranhões no piso.
  2. Dilua uma colher de detergente neutro em 5 litros de água corrente, no balde.
  3. Separe um pano macio (de preferência que não solte penugens), molhe na solução, torça bem e passe sobre o local.
  4. Para evitar manchas e finalizar, passe pano seco com álcool até visualmente o mesmo ficar sem nenhum indício de água.

Evite usar água sanitária, desinfetante ou qualquer produto  de limpeza comum para outros tipos de pisos, que não sejam recomendado para este acabamento, ao invés de limpar você pode riscar e até manchar o chão.

Decidiu colocar porcelanato, o que considerar

  1. Durabilidade
  2. Aspecto
  3. Função
  4. Aplicação

Cada tipo tem sua limitação. Então, antes de ver apenas a beleza do produto, perceba se ele realmente vai atender a necessidade daquele espaço.

Volte nos tópicos de cada tipo de porcelanato, leia, busque orientação do vendedor e entenda cada aspecto, precisa combinar sim, mas é essencial ser seguro para todos que vão andar pelo local.

E já que estamos falando de porcelanato, aproveite os preços incríveis da lista abaixo, válidos apenas em fevereiro/2021:

Eliane Revestimentos:

CIMENTO AC 84X84

POLIGON BRANCO AC 45×120

MUNARI CONCRETO AC 90×90

Helena Porcelanato

VISION NATURE – HRU-83×83

LATTEO – HPO – 82×82

Gaudi Porcelanato

CITA BISTROL BEIGE AC