Cores para casa: como acertar na escolha!

Brunatto em janeiro 8, 2021

Em 2021 o foco continuará sendo a casa. Onde estivemos mais presentes em 2020. Desde a educação dos filhos, ambiente de trabalho, preparação de todas as refeições, tudo passou a ser feito dentro do nosso lar. 

Renovar as cores da casa, por dentro e fora, é uma excelente maneira de tornar tudo mais acolhedor e agradável, e inclusive, já falamos sobre como você pode adaptar um home office e se aproximar da natureza com o design biofílico, nesta mesma linha, vamos detalhar como as cores podem gerar uma transformação positiva, confira 5 delas:

  1. Luminosidade.
Banheiro com tons claros
  1. Profundidade.
Banheiro branco

Naturalmente o branco tem esse poder. Ele transmite a sensação de ser maior que normalmente o ambiente é.

  1. Amplitude.

Tons certos, garantem bons espaços entre os acabamentos e móveis, perceba como o porcelanato da foto, rodapé e a cor das paredes tornam tudo mais amplo.

  1. Alegria.
Sala com tons vivos

Basta alguns elementos mais vivos para passar esse sentimento, de forma sútil e elegante.

  1. Conforto.
Parede com revestimento amarelo geométrico

O amarelo do revestimento remete ao conforto do sofá, de forma geométrica e moderna.

Muitas pessoas negligenciam as cores, por não saberem como elas influenciam no humor. A partir deste texto, sua visão será outra e o critério de escolher as cores de tudo, também. É impressionante como a cor certa, torna tudo melhor!

Para quem não sabe, a psicologia das cores estuda a relação das cores, com sentimentos e sensações humanas. A marca McDonald ‘s, marcante pelo vermelho e amarelo, usa esses tons de forma totalmente intencional. Segundo estudos facilmente encontrados no Google, o amarelo representa conforto e confiança.

Já o vermelho, proporciona apetite e fome. 

Tons fortes e expressivos que marcam a mente do consumidor. Mas, você deve estar se perguntando, o que as cores da marca McDonald ‘s tem haver com as da casa? Tudo. 

Assim como um produto usa cores para despertar algo, os ambientes também precisam ser beneficiados com a técnica, mas com um único critério: fazer bem a quem vai estar ali.

E, para que você possa aprofundar ainda mais este estudo, recomendamos o título: A Psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão, das autoras Eva Heller e Maria Lucia Lopes Da Silva. 

Com exemplos práticos e bem embasados, ele associa, gosto, experiências e linguagem, usando as cores. Artistas, terapeutas, designers  de interiores, arquitetos, publicitários e profissionais que trabalham diretamente com sentimentos e emoções, usam sem pestanejar os conceitos deste livro. Uma dica extra, para te ajudar na hora de escolher as cores!

Nos acabamentos, ao contrário do que muitos pensam, as cores dos pequenos detalhes dão o toque final, rodapés, louças, metais, pisos, revestimentos, enfim, cada item precisa dialogar com o estilo da decoração.

Para complementar tudo que já falamos antes, separamos informações práticas e atuais, anota aí:

Paleta de cores

Paleta de cores

Paleta de cores, são tons que determinam combinações dentro de cores complementares ou distintas, todas devem combinar e passar uma identidade visual, com sensação, sentimento e harmonia.

Sua escolha depende muito do tipo de ambiente. Antes de criar uma, se questione:  o que eu quero que o ambiente provoque nas pessoas?

Exemplos:

  • Sala: nobreza e tranquilidade
  • Cozinha: animação e alegria
  • Quarto: Aconchego e requinte
  • Banheiro: limpeza e paz
  • Lavanderia: claridade e otimismo
  • Churrasqueira: amizade com estilo
  • Sala de jantar: apetite e delicadeza
  • Fachada: leveza e acolhimento

Estilo da decoração
Diretamente relacionado aos tons que serão usados, não só na parede, mas nos móveis e acabamentos. Aqui tudo precisa se encaixar. Cada estilo tem sua cor e diferencial, ligado diretamente à personalidade única de cada um. Confira algumas ideias:

  1. Clássico: geralmente é no branco, conhecido como “off-white”, leva móveis de tons beges e claros;
  2. Escandinavo: madeira e branco se misturam de forma mais natural.
  3. Romântico: aqui o rosa predomina, geralmente é voltado ao público feminino.
  4. Minimalista: tons pastéis, frios e cleans, descrevem muito bem este estilo.
  5. Industrial: carrega o cinza e preto, com o menos é mais do minimalismo.
  6. Pop: Assim como os astros da música, leva vida, com vermelhos, amarelos, laranjas e rosa pink. Estilo “cheguei”.

Acabamentos 

Como citamos acima, a paleta de cores determina cada detalhe. Então, para você acertar nas escolhas, trouxemos alguns exemplos visuais, com acabamento indispensáveis para qualquer casa.

Rodapés

rodapé de poliestireno branco, de alta densidade Wallstyl, da Gart.

Observe como o rodapé branco conversa com a parede azul, os móveis, o quadro, tudo está minimalista e delicado.

Portas
São essenciais, e garantem, privacidade, segurança e passagem entre os cômodos, resume as principais funções de uma.

Sua escolha precisa estar alinhada com a composição estética da decoração, cada ambiente pede uma porta diferente. Se tratando de cores, elas precisam se adequar aos demais elementos decorativos.

Porta deluxe da Rohden
A porta deluxe da Rohden, tem disponível em todos os tons ao lado.

Os tons sóbrios dos móveis, pedem acabamentos que sigam a mesma linha. Na primeira foto, percebam que os livros coloridos e o dourado do abajur só podem estar ali porque o restante é neutro. Do contrário, não ficaria bom.. 

Porcelanatos
Feito de porcelana e outros materiais mais nobres, o porcelanato se diferencia dos demais acabamentos de chão. Neste exemplo, trazemos diferentes tons neutros, que casam perfeitamente com a decoração do quarto. 

Dica rápida: se as decorações (móveis, cortinas, paredes) já estiverem prontas, traga fotos do ambiente e mostre-as ao vendedor, assim ele poderá recomendar a cor e estilo mais adequado ao seu projeto.

porcelanato polido, versão HD, da Portinari.

Geralmente o porcelanato polido possui mais brilho e alta reflexividade, ideal para quem busca classe e beleza aos ambientes, devido a alta definição.

Ajuda profissional


Mais que cores , o designer de interiores tem como objetivo criar projetos funcionais com a necessidade da família. Cada espaço precisa atender a rotina da casa.

Contratar um te poupará tempo e dinheiro, primeiro porque nem tudo que está na internet é viável e dentro de uma real necessidade, então, ter alguém que traga soluções plausíveis é sempre o melhor caminho.

Aquele UP básico não precisa ser um sonho, pode ser uma meta concluída com a ajuda de um especialista no assunto. Já pensou em uma casa que transmita saúde e bem-estar todos os dias? Com a cor certa e o acabamento na medida, é viável.

Te ajudou? Então agora para mais pessoas deixarem seus lares saudáveis e alegres, compartilhe nas redes sociais. Se marcar, vamos repostar.

Instagram e Facebook – @brunattoacabamentos

Siga-nos e acompanhe diariamente dicas práticas nos stories!