Nunca se falou tanto de bem-estar, saúde mental e design biofílico (natureza nos ambientes) como nos últimos meses. Ficar em casa fez as pessoas se reinventarem, a comunicação com os amigos e familiares passou a ser totalmente online, boa parte das empresas adotaram o home office. Escolas passaram a dar aulas online, a palavra delivery está nas primeiras páginas de busca do google e nossos cantores favoritos começaram a usar lives para continuar levando entretenimento ao público. É inquestionável que a adaptação se tornou essencial para sobrevivência humana.
Além da interação social, a relação com nosso espaço físico também mudou, impedidos de estar do lado de fora, o foco passou a ser o lado de dentro. Com isso, cuidar da casa passou a ser prioridade e justamente pensando nesse cuidado, o design biofílico, uma novidade apresentada na expo revestir 2020, e que já vem sido apontada por arquitetos, designers de interiores, paisagistas e grandes marcas de acabamento como tendência, veio para ficar.
O termo Biofilia se traduz em “amor à vida”, muito falado e usado por Erich Fromm, filósofo e psicólogo (1964), posteriormente difundido pelo biólogo Edward O. Wilson (1984), por meio do livro Biofilia, nele o autor explicou essa afinidade inata dos seres humanos pelo mundo natural e o quanto essa relação pode proporcionar benefícios, além disso o fato das pessoas estarem tão inseridas no urbano e tecnológico, trouxe a necessidade de uma nova conexão, principalmente em tempos que a saúde mental passou a ser tão necessária.
Na prática o design biofílico pode ser aplicado por meio de projetos com jardins verticais, usados em ambientes corporativos, residenciais e comerciais.
Com revestimentos, pisos e outros acabamentos aplicados na decoração ou design, todos com aposta ao natural ou com elementos temáticos (flores e folhagens são alguns).
Ou de forma complementar, com plantas, flores e acabamentos ou revestimentos mais naturais.
O resultado são locais mais leves, com um ar fresco e limpo, agradavel e saúdavel (já demonstrados nos ambientes acima). Para quem ainda duvida do poder biofílico, um estudo feito pelo professor Ihab Elzeyadi’s, da Universidade de Oregon, apontou de forma geral que ambientes mais naturais foram responsáveis pelo aumento de produtividade e redução de doenças, mais detalhes está disponível aqui.
Se você se identificou com essa tendência e quer aplicar em casa, pesquisar, rascunhar as ideias e depois recorrer a um profissional pode resolver, afinal os paisagistas estudam formas de adequar os projetos visuais a rotina do cliente. Mais que colocar vasos e plantas pela casa, criar uma área de lazer com essa técnica pode trazer muitos ganhos à saúde.
Todos os acabamentos deste artigo estão disponíveis na loja física ou podem ser solicitados a equipe de vendas, no whatsapp comercial ou na página de orçamentos. Além desses modelos, temos outros que poderão lhe ajudar a compor um design biofílico perfeito.