Estilo e Acabamentos para todos os gostos!
Antes de começar qualquer obra na sua casa, é necessário pensar em vários detalhes que juntos vão determinar um estilo.
É aí que entram os tão amados acabamentos, por meio das suas cores, tipos, texturas, tamanhos, formatos, enfim, colaboram para um ambiente aconchegante, bonito, que tenha personalidade e seja funcional.
Para definir um estilo, é preciso entender os elementos que você realmente se identifica. Uma checklist com perguntas essenciais ajudam a identificar o estilo, em termos de decoração:
Prefere o passado ou o presente?
Cores vivas ou neutras?
A frase menos é mais ou mais é mais?
Estampas e desenhos te agradam?
Qual o orçamento disponível para a decoração?
São perguntas fáceis de responder e que vão direcionar um estilo que mais combina com sua personalidade.
Pensando nisso, trouxemos 14 estilos e acabamentos inspiradores, para você escolher e aplicar na sua decoração:
Estilo clássico
Um estilo que nunca sai de moda é o clássico, pode passar por novas versões, mas sempre com sofisticação e elegância é bem-vindo, teve sua origem na arquitetura greco-romana, possui uma paleta de cores ampla e sóbria.
Na decoração, requer branco e móveis nobres em tons escuros. Como suas peças são grandes, volumosas e imponentes, é indicado para espaços amplos.
Paleta para estilos e acabamentos clássicos:
Branco
Bege
Preto
Off-white
Marrom
Rosa claro
Dica: suas combinações levam bordô, verde escuro e azul marinho.
Na decoração, leva:
Papéis de parede (liso ou estampado)
Quadros, lustres e cristais
Porcelanas, pratarias, candelabros
Arranjos florais, abajures, espelhos
Retratos, livros e tapetes
Inspire-se com alguns acabamentos ambientados, nesse tradicional e clássico estilo:
Estilo Minimalista
Aqui a famosa frase “menos é mais” resume tudo. Quem busca funcionalidade e objetividade vai adorar esta opção. Influenciado pelos movimentos de arte vanguardista, caracteriza-se pelo estilo clean: cores leves, poucos móveis, priorizando o essencial, não a estética.
Pode ser adepto a toda casa, por espaçosa, arejada e iluminada, segue um design simples e foca na praticidade. No estilo minimalista os móveis são baixos, elegantes e simples.
A essência do minimalismo está no pouco. Um estilo atemporal, que quando bem feito dura por anos, independente das tendências, ele se manterá atual. Tudo é planejado na ponta do lápis, dos móveis, cores, acessórios, acabamentos, não existem sobras ou excessos.
Como trata-se de um modo de vida, quem o escolhe tende a ser criativo, produtivo, organizado, planejador, livre e econômico, sem apegos materiais. Separamos alguns ambientes que transmitem tudo isso, na prática:
IMAGENS ILUSTRATIVAS DESTE ESTILO
Estilo Industrial
Tubulações aparentes, concreto, madeira, metal e vigas expostas, definem esse estilo!
Uma moda que começou em Nova Iorque, quando os moradores transformaram antigos galpões em lofts modernos e ambientes integrados, na década de 50.
A decoração se funde à construção, é muito comum o uso aparente de tijolos, concreto, cimento queimado, tubulações aparentes e luminárias industriais, madeira de demolição e peças metálicas.
Você também pode aplicar papel de parede ou pintura para criar um efeito de tijolos ou concreto à vista, sem precisar mexer em toda estrutura do ambiente, como nas fotos abaixo:
Estilo Contemporâneo
Um estilo também chamado de moderno, que segue as tendências da atualidade, ou seja, acompanha o seu tempo. Surgiu no século XX, buscando livrar os ambientes dos enfeites excessivos e priorizar a relação entre estética e função.
Valoriza o conceito de design arrojado, funcional, buscando apenas o essencial para o conforto no lar. Faz uso de formas geométricas, peças baixas ou rentes ao chão, superfícies com materiais lisos como vidros, inox, cimento queimado, madeira e pedra polida ( clara ou escura).
Aqui as cores dos papéis de parede e texturas são neutras, com contraste somente nos:
Tapetes
Almofadas
Objetos de decoração
Persianas
Aos que gostam de um estilo que acompanha o momento e contexto, algumas ideias na prática:
Estilo Romântico
Um tipo de decoração mais comum para ambientes como o quarto, sendo uma variação do clássico, prezando pela intimidade. A mobília segue na linha do aconchego e leva:
Almofadas
Bancos
Camilhas
Poltronas
Itens que ficam dispostos aleatoriamente nos ambientes, com decoração despretensiosa e cores neutras e as texturas e estampas florais. É comum vermos o uso de tons:
Bege
Azul claro
Branco
Rosê
Estilo Retrô
O forte desse estilo é recriar algumas peças e elementos para uma versão mais moderna, sem perder o toque antigo. Peças que fazem a diferença e são essenciais no ambiente retrô são:
Mobília
Geladeiras
Eletrodomésticos
Revestimentos.
Combinação de cores neutras como o bege, nude, salmão, castanho e creme, fazendo surgir, inclusive, um toque rústico. Mas os tons quentes, como: laranja, amarelo, azul escuro, vermelho, também são bem-vindos.
Estilo Campestre
É um estilo mais ligado à natureza, que lembra um pouco do rústico. Com elementos naturais e a simplicidade da vida no campo,tendo a madeira como protagonista.
Os ambientes nesse estilo remetem ao lugar mais acolhedor e com uma sensação gostosa de sossego. A cor neutra predomina para ampliar, muito comum em casas de campo.
Dica: para combinar opte por peças de couro, estampas florais em almofadas, algumas plantas coloridas pela casa. Aposte também em fibras naturais: tapetes e mantas.
Estilo Escandinavo
Aconchegante e agradável, assim são os ambientes que levam este estilo. Teve sua origem na Europa, precisamente na Dinamarca, Suécia, Finlândia e Noruega.
Com paredes e móveis brancos, uma paleta de cores neutras, luz natural e muita simplicidade, quase como no conceito minimalista.
Mistura elementos clássicos e elegantes, como a madeira dos móveis (sofás, mesas, camas, armários e poltronas). Sobre a mobília leva uso de colchas, tapetes e mantas volumosas, com tecidos naturais.
Para quem gosta de arriscar, na decoração leva quadros com tons que contrastam em cores escuras, plantas penduradas, livros e luminárias modernas, tem o clássico e o moderno junto, parece impossível de unir ambos, mas neste estilo não só é, como fica marcante e único.
Estilo Montessoriano
Está pensando no quarto do bêbe? Esse estilo vai te conquistar! Um ambiente que estimula a criança, método pedagógico criado por Maria Montessori no começo do século 20, que está sendo bem procurado pelas mães no Brasil.
Uma educadora que criou métodos educativos, usados até hoje nas escolas para as crianças se desenvolverem naturalmente. A decoração é toda elaborada pelo ponto de vista do pequeno, com os móveis e objetos posicionados à sua altura e ao seu alcance, de forma lúdica e segura.
É um conceito educativo aplicado ao espaço. Aqui ter um arquiteto ou um designer de interiores se torna essencial. Este profissional vai ajudar na escolha pontual dos móveis, materiais, cores e até a disposição de cada brinquedo e objeto.
As cores aqui também ocupam papel fundamental, independente se for para quarto de menino ou menina, vale incentivar o lado cognitivo e criativo.
Estilo Vintage
Gosta de objetos e decoração antiga? Então o Vintage vai te encantar. Pois leva objetos antigos, muito comparado ao retrô.
Sua principal característica está no uso de objetos inspirados nas décadas de 70 e 80, geralmente encontrados em brechós e antiquários. No retrô os objetos precisam ser funcionais, não apenas e unicamente decorativos.
Na hora de escolher os acabamentos, abuse da criatividade, para quem adora o diferente, misturar formas (abstratas e geométricas), com estampas (florais e xadrez), mais texturas (veludo, plástico ou vinil) e trazer uma mobília em madeira, ferro e plástico, pode ser divertido!
Estilo Boho
Quem busca um estilo de vida caracterizado pela liberdade, despreocupação e ligação com a arte, vai gostar desta opção. A própria palavra “boho” tem origem de “boêmio”, uma pegada européia que surgiu em meados de 2003 em Manhattan e Londres, já conquistou adeptos pelo mundo todo.
Mescla ousadia com despojo, por meio de uma decoração que pode usar tons quentes e frios juntos. Outro ponto interessante são os móveis de madeira aparente, com peças sobrepostas em macramê, por exemplo.
Outro detalhe que deixa os ambientes boho perfeitos, são as queridas plantinhas, que conferem charme e conexão com a natureza, mesmo estando em casa.
O importante aqui é trazer harmonia, com bom gosto e estilo!
Estilo Tropical
Aos fãs de praia e verão, este estilo vai remeter a essa essência. Cores intensas, natureza, verão e frescor aparecem fortemente nas escolhas dos acabamentos.
Vida e alegria, com estampas de borboletas, samambaias, palmeiras e pássaros. Móveis em formatos simples e mesa de vidro. Com uma paleta que leva: azul, lilás, rosa, verde, amarelo, branco e bege.
Estilo Eclético
Assim como existem pessoas que gostam de vários tipos de músicas, quando há dificuldade em se manter em um único estilo, chamamos esse de eclético.
A premissa aqui é combinar tudo com harmonia, cores, peças, objetos, detalhes, fazendo com que tudo se complemente.
Organização, funcionalidades e conforto precisam estar presentes em todos os cômodos, a parte bela importa, mas em tempos onde a casa se tornou mais funcional, sendo usada para estudar, trabalhar e descansar, cabe reforçar esses pontos.
Se tratando de estilos e acabamentos, tendências são ótimas, mas vale pensar se elas fazem parte da sua personalidade, afinal, essa nunca sai de moda. Estilos, cores, móveis e acabamentos vem e vão, mas a casa é sua e você precisa se sentir realizado com o projeto, afinal, não podemos mudá-lo todo dia, como a escolha da roupa.
Não esqueça de passar no nosso Instagram, lá temos dicas diárias nos stories, feed e até vídeos, que podem te ajudar a colocar em prática suas ideias e projetos.
Poste um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
0 comments