Sustentabilidade

A era da economia d’água

Brunatto em dezembro 19, 2018

A sustentabilidade é muito importante e está atingindo diversas áreas

Um dos assuntos que mais são explorados atualmente é a sustentabilidade. Vários cientistas, estudiosos e geólogos alertam sobre as dificuldades pelas quais o planeta está passando para manter os materiais naturais.

Existe um momento conhecido como ‘Dia da Sobrecarga da Terra’, que ocorre quando a humanidade esgota os recursos cedidos pelo planeta em menos de um ano e a natureza sente dificuldade para repor. Segundo a Global Footprint Network – ONG que atua em causas naturais – em 2018, esse fator aconteceu antes do esperado, batendo um recorde, em 1º de agosto.

Isso demonstra a importância de buscarmos formas sustentáveis de viver, utilizando os recursos naturais de forma consciente e orgânica, a fim de não destruir ainda mais insumos que o planeta nos fornece. Um desses recursos e, talvez, o mais importante para a nossa vida é a água.

A importância de economizar água

A água é um dos bens mais preciosos para o ser humano, sendo extremamente importante para a nossa vida e utilizada em quase tudo o que fazemos em nosso cotidiano. A água serve para beber, cozinhar, se lavar e até mesmo se refrescar.

Aparentemente temos isso em abundância e a utilizamos como tal. Muita gente ainda acredita que nunca haverá a falta d’água em nosso planeta, mas a verdade é que existem diversos países e até mesmo estados brasileiros que sofrem com a falta dela. Uma consultora britânica chamada Maplecroft fez um estudo e constatou que existem hoje 10 países inteiros que sofrem com extrema falta d’água (veja a pesquisa aqui).

Um exemplo é a Cidade do Cabo, um dos maiores municípios da África do Sul, que está prestes a ganhar o título de ser a primeira grande cidade da modernidade a ficar sem água potável.

Esses dados demonstram a realidade em que estamos vivendo e a importância de cuidarmos muito bem dos recursos que nosso planeta oferece. Com a água, você pode fazer sua parte realizando a economia dela. Ainda citando o exemplo acima, a Cidade do Cabo consumia aproximadamente 80 litros por pessoa diariamente. Para reverter o quadro, as autoridades recomendaram uma redução no início de fevereiro diminuindo o consumo para 50 litros diários.

Como economizar água?

Primeiramente, precisamos repensar os modos como utilizamos a água em nosso dia a dia e observar onde podemos diminuir o consumo dela. Começando com o cuidado com os rios, mares e lagos que encontramos, diminuindo a poluição e possibilitando o trabalho da natureza.

Porém, a grande questão está dentro das nossas residências e trabalho, onde grande parte do consumo diário fica por conta de momentos em que não é necessária a utilização de água, como vazamentos, torneiras pingando, banhos muito demorados e falta de manutenção nos equipamentos que utilizam água, como mangueiras.

Algumas dicas são diminuir o tempo tomando banho, utilizar baldes para lavar calçadas, desligar a torneira em momentos de pouca necessidade, como enquanto você escova os dentes ou se ensaboa no banho.

Você pode pensar nessa sustentabilidade na hora de realizar o acabamento da sua residência, utilizando materiais sustentáveis para cada espaço. A fim de diminuir o consumo de água, a Brunatto trabalha com dois parceiros especiais: a Docol e a Deca. Eles produzem materiais sanitários, para áreas internas e externas, desenvolvidos especialmente para evitar o consumo exagerado de água.

As torneiras, chuveiros, descargas, misturadores e outros produtos que compõe o seu lar são feitos com essa ideologia de impacto social e pode ajudar muito a diminuir esse grande caso pelo qual passamos. A empresa fabrica produtos residenciais e empresariais, de uso privado e público, e nós da Brunatto não podíamos deixar de apoiar uma causa como essas.

Venha nos conhecer e saiba mais sobre os nossos produtos de economia d’água. Viva de forma sustentável e ainda economize na conta de água mensalmente. Para mais artigos como esse, continue acompanhando o nosso blog. Entre em contato conosco e teremos o maior prazer em tirar suas dúvidas a respeito de acabamentos.