Pisos, aprenda a limpar o seu!
Pisos diferentes em casas ou apartamentos, se tornou algo comum, para atender as necessidades do ambiente. A maior dúvida está em como higienizar de forma fácil, sem danificar o material.
Parece algo simples, mas já recebemos alguns clientes na loja que afirmam essa dificuldade. Então, separamos 4 tipos de pisos e suas respectivas formas de limpeza.
Observe como uma diarista faz a higiene do chão, nos diferentes cômodos da sua casa. Ela não usa o mesmo produto para tudo, se você questionar o porquê, a explicação será simples: cada material exige um tipo de limpeza.
Assim como existe produto para todas as áreas da casa, também tem uma técnica adequada para preservar o tipo do piso.
Mas antes de pensar no produto, é necessário retirar os resíduos sólidos do local, como: pó, ciscos, objetos pequenos, etc. A vassoura também é uma grande aliada neste processo, as cerdas macias são apropriadas para assoalhos de acabamento liso, como laminado, vinílico e porcelanato.
Criamos uma lista dos pisos mais comuns e como limpar cada um, confira:
Cerâmica
É o piso mais comum e fácil de higienizar, se você tem em casa, siga as etapas abaixo:
- Retire toda a sujeira, a seco, com vassoura de cerdas macias ou aspirador de pó.
- Prepare um balde com água e retire toda camada de pós que ainda ficou.
- Troque a água e acrescente detergente neutro ou um produto específico para piso, torça bem e passe até que o local fique limpo.
Se este piso estiver aplicado no banheiro, substitua o detergente por água sanitária ou hipoclorito, pois evitam bolor e mofo, seque bem.
Porcelanato
O grande segredo na hora de limpar porcelanatos, está na escolha dos produtos.
Por ter absorção rápida, evite usar os que sejam:
- Concentrados
- Corrosivos
- Solventes
- Ácidos
- Em pó
- Abrasivo
Outra dica para facilitar a limpeza, é o cuidado para não derrubar alimentos, bebidas e até cosméticos, que mancham, deixam escorregadio e desgastam o piso.
No laminado, a higienização precisa ser o mais seca possível. Quanto menos água for usada, maior será a durabilidade do mesmo.
A sequência deve ser a seguinte:
- Varrer o ambiente com vassoura de cerdas macias
- Passar um pano úmido (bem torcido) sobre o chão, com detergente neutro
- Deixar secar naturalmente
No mercado de acabamentos existem produtos específicos para o laminado, como o Kit de limpeza, dedicado, do nosso fornecedor Quick-Step. Com eficiência e maior resistência, comprovada pelo fabricante.
Vinílico
Assim como o anterior, todos os pisos com acabamento em vinílico também exigem cuidado com o excesso de água.
Evite produtos corrosivos, como:
- Desinfetantes
- Água sanitária
- Solventes
Estes retiram todo o viço do material e reduzem sua qualidade.
Caso seu vinílico tenha sido colocado recentemente, respeite o tempo de secagem do mesmo, que geralmente duram 7 dias após a instalação.
Remova a sujeira do piso, com vassoura de pelo e aplique em todo o piso uma solução de água com detergente neutro, com água ou máquina de limpeza.
Dica extra.
Independente do tipo de piso, tenha atenção na escolha do produto, leia as informações contidas no rótulo e só use se tiver certeza que será o adequado.
Para mais dicas, confira nosso Instagram ou Facebook, todos os dias trazemos dicas de valor no feed e stories.