O acabamento rústico está de volta!

Brunatto em fevereiro 26, 2022

Se te pedisse para relembrar uma lembrança de infância, no sítio ou na fazenda da avó, ou 

quem sabe, na casa de um amigo do interior, você conseguiria contar? Quem já esteve em contato com o campo sabe o quão bom é respirar o frescor da natureza, escutar o balanço das árvores, e depois apreciar aquele delicioso café passado com água fervida direto do fogão a lenha, junto com um bolo caseiro feito pela querida vovó…nossa! só de imaginar já deu um quentinho no coração. 

E é exatamente esse aconchego que antes só se tinha nas casas rurais antigas, que o acabamento rústico nos proporciona que vamos resgatar. Mas antes de falarmos dele na decoração da casa, não podemos deixar de citar seu protagonismo nas festas de casamentos e aniversários, com elementos naturais e leves. Ele voltou  mesmo para ficar!

Prova disto é a procura deste estilo nos lares urbanos. As pessoas estão priorizando por criarem ambientes que tenham conforto, aconchego e bem-estar, na matéria de hoje vamos ajudar você a entender como as marcas estão resgatando para que você, leitor, possa aplicar e desfrutar desses sentimentos tão bons.

Mas afinal, o que quer dizer acabamento rústico?

Na sua origem, o termo rústico vem do que é natural, ou seja, sofreu pouca alteração, do bruto propriamente dito, mas entenda, só porque é bruto, não quer dizer mal acabado.

E aí, quando pensamos em acabamento rústico, queremos falar do que completa, finaliza algo, no caso de obras e construções, é a o revestimento, o piso, o necessário para finalizar o ambiente de forma perfeita.

Demolizione Cenere, da mattone di venezia, um rústico com tom claro

Alguns elementos que compõem este estilo rústico são os que possuem na sua aparência ou composição:

Madeira
A madeira é a base da decoração rústica. Ela é fundamental para imprimir esse estilo no ambiente. Mas o material não precisa ser usado apenas nos móveis, a madeira pode marcar presença nas vigas do teto, no forro, no piso e no revestimento da parede.

Piso Vinílico aplicado no quarto infantil, com fundo de tijolos aparente remete muito bem ao estilo. (na foto temos o New Elegance, da Eucafloor)

Tijolo
Tijolos e blocos deixados aparentes também criam a sensação de ambiente rústico, pois remetem a essa ideia de visual mais simples e que evidencia a essência da construção, ou seja, mostra o material utilizado nas paredes sem maquiagens.

Como esta parede, feita com o acabamento demolizione cioccolato, marca Matonne

Pedra
A pedra por si só remete ao natural. Visualmente imponente, ela se conecta perfeitamente com as áreas externas da casa. No mercado, vemos muitas opções usadas em calçadas, varandas, fachadas, na piscina e até como detalhe dentro de alguns ambientes.

Uma calçada feita com acabamento da Asper, uma das maiores marcas do segmento

Cimento
Muitos projetos de interiores contemporâneos têm se destacado por usar superfícies cimentícias, principalmente pela durabilidade e a praticidade que conferem ao ambiente. Na prática usa-se o concreto aparente e o cimento queimado, duas soluções técnicas bem comuns, e agora com as inovações do mercado, já existem revestimentos feitos com a base de concreto e cimento, que também cria este efeito, ficando até mais bonito.

Decoração e objetos indispensáveis ao estilo rústico:

Móveis de madeira
Este tipo de móvel gera conforto visual. Perceba que ao entrar em ambiente com este tipo de decoração sentimos uma vontade imensa de ficar, sentar e puxar um boa conversa. A madeira é um elemento flexível, clássico e permite criações fantásticas, que não precisam de muito para se destacar.

Plantas e flores
Quando falamos de rústico, automaticamente associamos o natural, aquilo que sofre pouca ou nenhuma intervenção moderna. As plantas, as flores e o verde já existem na natureza, quando escolhidos para compor o rústico, tornam tudo mais vivo e humano, principalmente no urbano, que hoje tem pouca vegetação.

Área externa, com piso de madeira, painel de madeira e muita vegetação nos vasos, da vaso & cor.

Acessórios retros, de outras épocas
Resgatar aqueles itens típicos da casa de campo ou da chácara da avó são muito eficientes quando falamos do rústico. Na cozinha, chaleiras e panelas de ferro são perfeitas para tal.                                                

Cores, texturas e aplicações
Quando pensamos em antigos, tons terrosos e mais escuros, são os primeiros que pensamos. Texturas que imitam madeira, ferro, concreto, pedra, aço, são as mais fáceis de perceber. As aplicações vão sempre variar de acordo com o projeto desenvolvido ou gosto do cliente, precisa dosar para gerar uma harmonia e não fica com aparência de velho ou poluído, pelo excesso também.

Como nesta sala, se não fosse o notebook moderno, você poderia jurar que esta foto é de outra época.

Separamos algumas marcas que trabalham exclusivamente com acabamento rústico e suas aplicações, para te inspirar a colocar este estilo em prática:

A Verite, especialista em acabamentos de cimento e concreto, que segundo eles mesmos definem “na vanguarda da produção de revestimentos de concretos no estado da arte da tecnologia, o que nos permite criar produtos que chamam a atenção por seus volumes, texturas e sombras.

Usamos nossas tecnologias exclusivas para produzir revestimentos tão lindos quanto úteis, a fim de que sejam uma ferramenta à disposição dos profissionais do design, tal qual as tintas na aquarela de um pintor, na missão de criar ambientes aconchegantes e esteticamente impecáveis.”

Home do site da Verite, uma das novas parcerias.

Zeus, também trabalha com linha no cimento, “ Preocupada com o meio ambiente, possui um modelo de produção sustentável no qual o processo de cura das peças cimentícias ocorre sem auxílio de fornos, minimizando os gastos de energia e eliminando a emissão de gases poluentes na atmosfera. Além disso, a sobra de água utilizada no processo de fabricação é tratada e reutilizada.”

A Zeus também investe nos cimentícios.

Asper, especialista em acabamentos com pedras naturais, na página sobre, eles dizem “O que nos norteia e nos impulsiona é o comprometimento da nossa equipe, investimento em pesquisa e novos produtos, cuidado com o processo e a perfeição nos detalhes do acabamento, atendimento diferenciado, responsabilidade ambiental – com jazidas próprias – e sobretudo, com a satisfação e respeito aos nossos clientes. Eles são a razão do nosso trabalho, que vai além do conceito físico de um produto: surpreender para criar novas experiências em suas vidas!”


Home da página e suas coleções, inspiradas nas pedras.

Matonnedivenezia, cria arte em forma de acabamentos tijolinhos. Em valores, define que a marca visaConduzir a cerâmica para novos horizontes, valorizando a sua história no contexto moderno, requer em primeiro lugar, respeitar o ambiente, queremos deixar às gerações futuras um mundo rico e maravilhoso, como aquele que encontramos.”


Aqui o tijolinho “Fino Caffè” predomina e destaca o rústico com o moderno, juntos.

Na prática separamos fotos, com base nos ambientes essenciais da casa, usando opções encontradas aqui na loja, feitas usando o acabamento rústico:

Fachada
Uma fachada diz muito sobre a casa, ela basicamente dá as “boas-vindas” aos visitantes, sabe quando alguém vai no seu endereço pela primeira vez e você coloca no whats “é uma casa com muro branco, portão cinza e um pé de caqui na frente?”, em resumo é isso, uma fachada gera memória e facilita o acesso.

Revestimento “Vulcano – Natural Face”, da Asper.

Acabamento na parede “Scuro – Natural Face”, da linha Asper Unique.

Nesta fachada branca, temos o Nyx 40×40 – Grigio, da Zeus Design 

Neste dois, o tom escuro e o claro se destacam com elementos rústicos, dois tipos de fachadas que passam uma imponência incrível!

Sala de estar
Podemos afirmar que o coração da casa bate na sala de estar, nela a família vai se reunir para ver filmes, conversar, ler, ouvir música, os casais namorar, ou, descansar após um longo e cansativo dia de trabalho. No rústico o aconchega é a palavra de ordem!

Com o Fino Caffe Dest (mattone di venezia), uma parede que era para ser comum, aproxima e convida as pessoas a sentarem no sofá.


Aqui o Tradizionale, no fundo do painel, destaca o verde das laterais. Tudo com bom gosto, na linha rústica.

Pallas  30×20 – Bianco, Zeus Design

Cozinha
O ato de comer é um detalhe, perto do verdadeiro sentido da cozinha, que é reunir pessoas. Com a correria do trabalho, muitos perderam este senso, e hoje, a arquitetura busca resgatar. Como bem colocamos em um dos nossos artigos: “Cozinhas com grandes bancadas para inspirar na escolha dos pratos, mesas largas que comportem todos os moradores ao redor, cores neutras, atreladas a um estilo industrial moderno estão aparecendo com mais frequência nos projetos”. E o acabamento rústico chega para agregar ainda mais o valor que este cômodo merece:


Mosaico Onix, aplicado atrás da bancada, um efeito de “ferrugem”, único.


Já aqui, o revestimento Black, da Asper, em blocos que lembram o tijolinho, revelam o preto na cozinha como protagonista.


O clássico tijolinho laranja, com o Fatto a Mano Rosso, da Mattone Di Venezia.

Área gourmet
A área gourmet tem sido um espaço indispensável no planejamento das casas, principalmente por ganhar pontos no quesito praticidade quando o assunto é culinário ou reuniões com a família e amigos. Existem muitos acabamentos que deixam este espaço muito aconchegante, algumas ideias para inspirar:

Nestas duas áreas gourmets o moderno e o rústico roubam a cena, com o acabamento que imita o tijolinho Rosso Tradizionale, da Mattone.

Quarto
O quarto continua sendo o local de recarregar energia depois de um longo dia de trabalho, que mesmo se tornado boa parte no home office, ainda segue com seu objetivo: descanso.

E mesmo em projetos modernos ou contemporâneos, é possível tornar tudo mais gostoso e aconchegante com um vinílico que traz a aparência e conforto da madeira: 


Prime carvalho maiorca, da Eucafloor, no chão desse quarto de casal.


New elegance carvalho cordoba, da Eucafloor, leva o conforto que a criança precisa.


Raspato Maggiore Cioccolato, na parede deste lindo quarto.

Banheiro
A decoração do banheiro com o acabamento rústico é perfeita para trazer um clima mais campestre e natural, com muito aconchego para os moradores, um revestimento de parede no lavabo ou um piso mais acimentado são ideias interessantes.


White da Asper, ao fundo da banheira.


Ferrus, da Verite, aplicado na parede.


Quiron, da Zeus, neste magnífico banheiro contemporâneo.

Jardim e piscina
Um lugar para reunir os mais queridos, ler, ouvir aquela playlist favorita ou apenas esquecer algumas horas dos compromissos e focar apenas em repousar, pois é, estamos falando do jardim e da tão sonhada piscina.

O cimentício é um tipo de acabamento muito usado para essas partes, porque fica belo e rústico ao mesmo tempo. Além da excelente durabilidade.


Borda com a cemento, da Verite.

Calçada com o Vulcano Corte Prensa Solto, da Asper


Sierra White, da Asper, no jardim, ao lado da piscina


No chão, temos a linha Roche, da Verite


Garden, da Asper,na entrada da casa


Step Vulcano, da Asper

Um bom acabamento é fundamental
Para um rústico sem aquela sensação de má qualidade é essencial o cuidado na aplicação dos acabamentos, que começa na escolha das marcas, depois nos profissionais que irão fazer o serviço.

Os espaços entre os rejuntes, o alinhamento das paredes, as cores e escolhas de acordo com os ambientes, enfim, a diferença entre o estilo rústico e o acabamento mal feito que “parede” rústico, está no detalhe. Fique atento e conte sempre com nossa equipe para encontrar o acabamento ideal para sua casa!

Foi útil? Então compartilhe este artigo nas suas redes com seus amigos, colegas e familiares, assim eles não correm o risco de errar.